Em breve Itabira terá mais 25 câmeras de monitoramento, diz vereador
Atualmente Itabira conta com 21 equipamentos em funcionamento
O processo burocrático de instalação de mais 25 câmeras de monitoramento do “Olhar Atento” em Itabira está em fase final. A informação é do vereador e líder do governo, Rodrigo “Diguerê” (PV), na reunião da Câmara Municipal dessa terça-feira, 3 de março. O estudo para implantação dos equipamentos foi elaborado pela Polícia Militar, mas a compra das câmeras é de responsabilidade da Prefeitura.
Atualmente a cidade conta com 21 equipamentos em funcionamento, segundo o vereador. As novas câmeras devem ser instaladas nos bairros Água Fresca, Alto Pereira, Amazonas, Areão, Bethânia, Esplanada da Estação, Fênix, Gabiroba, João XXIII, Pará, Praia, Santa Ruth e Vila Santa Rosa. “Esperamos que a população tenha um retorno positivo dessas ações”, declarou Diguerê.
A planta com os novos pontos de instalação foi elaborada pela equipe da Diretoria de Tecnologia e Sistemas da PMMG, em Belo Horizonte. O documento foi entregue no dia 27 de janeiro deste ano ao prefeito pelo tenente Renato Farina Barreto, um dos responsáveis pela formatação do projeto.
O monitoramento das câmeras é realizado por funcionários civis contratados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Atualmente são 12 funcionários, sendo três por turno de serviço.
Delegacia
Na ocasião, o vereador também comentou que esteve na Delegacia de Polícia Civil e a reclamação foi a falta de material humano. Conforme argumentou, o governo tem disponibilizado servidores para ajudar nas funções administrativas. Diguerê convidou ainda os colegas do Legislativo para uma visita ao secretário de Defesa Social, Bernardo Santana.